top of page
  • Foto do escritorAdriano Galvao De Carvalhi

A Chapada dos Veadeiros na Chuva


Os turistas que vem na chapada muitas vezes prefere o período de seca para aproveitar as cachoeiras da chapada. É realmente muito bom vir a Chapada no sol. Mas o volume de água de vários atrativos no auge da seca está muito baixo, e muitas vezes os atrativos estão lotados de pessoas. Para quem gosta de lugares mais vazios a melhor época é de chuva fora dos grandes feriados. Claro que tem muitos dias de seca que os atrativos da Chapada estão mais vazios, no final de semana que antecede a um feriado a Chapada está bem vazia. Outra grande beleza que se tem nas épocas de chuva é o visual das nuvens, neblinas, brumas, encantando a paisagem de morros.

Para casais que procuram a Chapada para curtir a dois, uma chuvinha é até bem vinda, né? Recebemos aqui na Raizando Ecologia Humana vários casais que só querem curtir o chalé, fazer uma comidinha, descansar, se conectar ao que os seus antepassados faziam. Uma vida simples e boa numa casinha de campo. Só isso já reestabelece uma energia boa, uma força vital ancestral. Não só casais, muitas vezes, famílias. E se tiver no meio desta vivência de uma casinha no mato, uma aventura numa cachoeira, uma vivência de extração de óleo essencial, observação de aves, uma visita a feira de Alto, melhor ainda.

Alguns atrativos da Chapada em época de chuva que recomendo:

1- Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Dependendo do volume das chuvas não é seguro entrar no Rio Preto. Mas a trilha, em si, os mirantes, são uma presença de força e beleza ímpar. Vale muito a pena pra quem tem folego pra andar algumas horas nas trilhas no Cerrado.

2- Mirante da Janela. O visual é de colocar qualquer arrogante humano no seu mísero lugar, principalmente na época das chuvas. Aprendizagens não só da Chapada dos Veadeiros.

3- Subir o Morro da Baleia. Uma trilha que só na época das chuvas que vemos os poços, nascentes brotando, lindos jardins... Chovendo não recomendo por ser uma subida em pedras que podem ficar escorregadias.

4- Fazer uma feira em Alto Paraíso nas Terças, Sábado e Domingo.

5- Fazer uma vivência de Extração de Óleo Essencial na Pousada Raizando Ecologia Humana

6- Observar aves que estão por aqui e que só aparecem nessa época do ano.

7- Almoçar ou jantar uma comida típica Goiana num restaurante de Alto ou São Jorge.


Várias trilhas na Chapada vale muito a pena na época de chuva mas os banhos nas cachoeiras ficam restritos. É importante sempre se informar com o CAT (Centro de Atendimento ao Turista) ou com guias locais as condições das estradas de acesso, e do próprio atrativo.

O cuidado com as Trombas e Cabeça d´água (Subida drástica do nível de água nos rios) é muito importante e pode salvar sua vida e dos seus. Siga orientações de segurança dos atrativos e dos guias.

Telefone do CAT Alto Paraíso – (62)3346-1159

Se precisar de indicação de guias entre e contato.

E Boa Chapada pra Vcs.


25 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Turismo sustentável, o importante papel do turista.

Achamos por bem trazer informações básicas para um turismo que tem como pretensão a ideia do turismo alavancar a vida sustentável neste tão importante mosaico de Cerrado ainda preservado que é a Chapa

Comments


bottom of page