top of page
  • Foto do escritorAdriano Galvao De Carvalhi

Turismo sustentável, o importante papel do turista.

Achamos por bem trazer informações básicas para um turismo que tem como pretensão a ideia do turismo alavancar a vida sustentável neste tão importante mosaico de Cerrado ainda preservado que é a Chapada dos Veadeiros.

Aqui traremos informações coletadas e sentidas por nós, moradores da Chapada dos Veadeiros.

A Chapada dos Veadeiros é uma região protegida principalmente pelas Unidades de Conservação que aqui se encontram como o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, Parques Estaduais, Área de Proteção Ambiental Pouso Alto, várias RPPNs, bem como áreas particulares que seus guardiões estão antenados com a prática da conservação. Mas nem tudo são flores. A chapada sofre com ameaças de expansão da fronteira agrícola irresponsável, lixões que por vezes são queimados, atropelamento de animais, perigo constante de diminuição da extensão do Parque Nacional, animais domésticos soltos e caçando, queimadas na época da seca, ocupação de terra ilegal, enfim, a Chapada dos Veadeiros precisa de todo apoio possível para que este ambiente seja preservado em sua característica que tanto encanta quem passa por aqui.

Vou me ater a divulgar por aqui algumas ações que estão já em andamento na Região que pode e deve ser valorizado e divulgado. Se souberem de mais ações por favor escrevam nos comentários que nos próximos posts podemos divulgar por aqui.

Rede contra fogo

Iniciaram a luta em 2017 e desde lá ajudam a formar e equipar brigadas de voluntários. Para quem quiser ajudar no site tem o pix para doações e muito mais informações.

Cerrado de Pé Associação de coletores de Sementes

Associação de coletores de sementes da chapada desenvolvem um trabalho excepcional de restauração do cerrado.

Desacelera na Chapada

Movimento que tem como objetivo mitigar danos à biodiversidade nas rodovias. Procura sensibilizar turistas e comunidade local da problemática do atropelamento de animais nas estradas da chapada.

Salvar

Voluntários que trabalham com cães e gatos em situação de risco e abandono. Trabalham com campanhas de educação, castração entre outros.

Recicleauto

Ponto de destinação de recicláveis na Chapada dos Veadeiros.

Um turismo consciente, comprometido com o desenvolvimento sustentável da região, deve estar atento a hospedagem (se faz coleta seletiva? compostagem?se aplica venenos para conter insetos? se preserva? como trata os funcionários? se valoriza as ações de preservação?), as rodovias (andar dentro da velocidade permitida para evitar atropelamento de animais), os atrativos (se têm quantidade máxima de turistas que podem entrar? está limpo? tem coleta seletiva?), os restaurantes (tem coleta seletiva? utilizam alimentos produzidos na região?).

A Chapada é linda e merece sempre o melhor. Esperamos que este texto possa trazer uma reflexão que a preservação da Chapada está também me nossas mãos, todas elas.


Equipe Raizando Ecologia Humana

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

A Chapada dos Veadeiros na Chuva

Os turistas que vem na chapada muitas vezes prefere o período de seca para aproveitar as cachoeiras da chapada. É realmente muito bom vir a Chapada no sol. Mas o volume de água de vários atrativos no

Comments


bottom of page